25 de abril de 2009

Percurso Pedestre "Armamar, Capital da Maçã de Montanha"




"Por caminhos de Armamar"


“Armamar tem os pés mergulhados no Douro e a cabeça virada para a Serra da Estrela” Recorro às palavras do Padre e Historiador Dr.º Mergulhão que de forma simples retrata uma beleza inigualável, sobretudo real que dá a este concelho uma originalidade paisagística encantadora. É um concelho único que alia o agreste da Beira, com a beleza do Douro”.
Saímos de Armamar, poucos minutos das dez horas, assinaladas na bela e histórica Igreja Matriz de Armamar. Foram muitos, os participantes neste percurso pedestre “Armamar, capital da Maçã de Montanha”, onde o AFC esteve representado.


Sentir o cheiro das flores da macieira, saborear o ar, calcorrear os caminhos de pomares que produzem a melhor maçã de Portugal, é uma experiência única e irrepetível. Daquelas árvores, daquelas flores irá mais tarde colher-se um fruto de sabor único e incomparável.
Uns mais apressados, outros no seu passo, fomos deixando para trás um percurso bem escolhido, onde se conjugava a paisagem com o casario existente. Em pontes estratégicos abastecia-se com água, saboreava-se uma maçã, diziam-se umas “larachas”, mas o caminho continuava a encantar-nos. Após duas horas de caminho chegámos à quinta do Conde, onde a Associação de Gojim presenteou os participantes com um almoço retemperador. Apesar de algum cansaço jogou-se à malha, sorveu-se o ar dos grelhados.
Está de parabéns o Município conjuntamente com Associação dos Jograis de Gojim pela forma exemplar como organizaram este percurso.
Estas caminhadas chamam atenção para a escolha de uma vida saudável e porque não avançar para um clube de caminheiros, situação prevista nos Estatutos do Armamar Futsal Clube.

Nenhum comentário: